135
EET-1 OSÓRIO: O sonho brasileiro

O kit da Trumpeter

Destacam-se como primeiras considerações, o nome do modelo que encontra-se errado, pois existiu apenas o EE-T1 Osório (a designação EE-T2 seria dado ao modelo caso fosse firmada a encomenda saudita, o que definitivamente não ocorreu).

O kit é muito bom, em plástico bege claro, mas prepare-se, pois há muita rebarba a ser retirada em todas as fazes de montagem. Vamos fazer um resumo seguindo estas etapas.

  • Etapa 1: montagem das rodas e rodas de transmissão, apenas muita rebarba a ser retirada.
     
  • Etapas 2 e 3: montagens da parte inferiores do casco devem tampar os buracos para motorização.
     
  • Etapa 4: montagem do painel traseiro substituí os camburões de combustível (os do kit são horríveis) e foi confeccionado o suporte com folha de alumínio, a peça C6 deve ser colada na posição vertical (e não inclinada como manda no kit) assim devemos primeiramente tampar os buracos e colar na posição correta. Também a peça B7 merece um pouco mais de atenção, fazendo-se e detalhando uma nova tampa. Para as lagartas sobressalentes foi feito um suporte de fixação com alumínio. Também fiz os suportes de fixação da ferramenta (peça D10).
     
  • Etapa 5: montagem da esteira, ela apresenta vários furos para que se faça o ajuste, no meu caso, utilizei os 4 últimos furos e ainda assim ficou frouxa e tive que passar uma parte por baixo de um dos roletes de retorno (já que não aparecerá depois de colocada a saia lateral).
     
  • Etapa 6: montagem da parte frontal do casco, não usei os faróis (peças D5 e D6), pois em todas as minhas referências não achei nenhum com eles. Os espelhos retrovisores (peças D1 e D2) foram detalhados com uma nova haste de suporte e colocados na posição rebatida (pois ele só era utilizado para manobras), as ferramentas não foram colocadas sobre os paralamas, também detalhei o parabarro dividindo a peça com uma lâmina de alumínio. A ferramenta D7 foi colocada na posição e detalhada com folhas de alumínio.
     
  • Etapas 7 e 8: montagem da parte traseira do casco, montei de acordo com as instruções, sem modificações.

     
  • Etapa 9: Coloquei as esteiras no local (já que achei dificuldade em fazer isso, após colar a duas metades do casco), mas acho que seja possível deixar para colocar as esteiras depois de completado o modelo. Foram coladas todas as ferramentas e detalhados os suportes com folhas de alumínio e arame. Deixei para colar a saia lateral, após a pintura do modelo. Aproveitei para fazer todas as alças de abertura das tampas.
     
  • Etapa 10: Optei por utilizar o canhão de 120mm (da versão que participou da concorrência na Arábia Saudita), detalhei a peça C1 e C2 com papel encharcado com cola branca para imitar lona. Também furei com uma broca, a boca do canhão.
     
  • Etapas 11, 12 e 13: montagem da torre, esta etapa foi a mais demorada e que demandou mais trabalho, comecei por fazer a borracha que cobre o mantelete do canhão, usando lençol de borracha de dentista, colei os plásticos transparentes dos periscópios principais (peças: D3 e D4) e passei cola branca para isolar para pintura. Fiz uma nova peça B26 com folha de alumínio e corrigi o posicionamento da peça B35 (mais para a esquerda e não para a direita como manda as instruções). Fiz o detalhamento das dobradiças da tampa traseira (peça B16) da torre (superior) e fiz uma nova dobradiça dessa mesma porta na parte inferior. Também detalhei a parte traseira (peça B16) da torre, acrescentando uma peça circular à esquerda da porta e ainda outras peças feitas em scratch. Coloquei as alças, quando necessário, nas caixas e portas, usando arame fino. Detalhei a metralhadora .50, fazendo o suporte em folha de alumínio e usando uma nova caixa de munição (de minha caixa de peças sobressalentes). Na metralhadora coaxial de 7,62mm (peça D23), furei e colei uma agulha de injeção no diâmetro correto. Substituí as peças C3 e C4 por outras feitas em alumínio. Por último, fiz duas antenas, usando árvore de kit esticada e cortadas no tamanho adequado (10 pés (aproximadamente 3 metros), medidas com réguas na escala 1/35)

Assim, terminamos a fase da montagem e partimos para a pintura e envelhecimento.

 

©2002 - Texto e modelos de Paulo R. Castro. Fotos do Osório cortesia EMFA. Todos os Direitos Reservados.

Fotos do Projeto
Clique para aumentar

 



About the Author

About Paulo R Castro (ArmouredSprue)
FROM: SOUTH AUSTRALIA, AUSTRALIA

I'm a 43 years old modeller originally from Brazil but now living in the beautiful Adelaide South Australia, and I like to build 1/35th military vehicles, both tanks and AFV and jeeps and trucks. I also enjoy building planes in 1/72, most WWII. Feel free to contact me by e-mail: armouredsprue@gmai...