135
Zimmerit

Levantamento dos Métodos para Representação de Zimmerit

O Zimmerit ganhou sua reputação de ser difícil de se reproduzir em escala. Há vários métodos, cada qual com suas vantagens e desvantagens. Aqui está uma lista de todos os métodos os quais eu tenho usado, com todos os prós e contra de cada um.

Chapas de Zimmerit da Cavalier
Um produto australiano novo foi recentemente lançado pela Cavalier. Eu ainda não vi este material mas foram descritos como sendo feitos à base de latéx em folhas no tamanho exato dos painéis de cada modelo em particular. Tenho ouvido que tintas acrílicas como Tamiya Color tornam-se brilhantes quando aplicadas diretamente a essas folhas; Para prevenir que isso ocorra deve ser feito um primer com tinta à base de óleo antes. Prós: Fácil e realístico; Contras: Atualmente difícil de se achar fora da Austrália. Restrito a um único padrão. Parece um pouco espesso demais.

Método da Faca Quente
Frequentemente citado por Francois Verlinden, este método usa uma faca quente para inscrever um padrão de zimmerit nas partes do kit. Para melhores resultados a faca quente deve ter um reostato para controle da temperatura. É essencial que se faça um desenho no kit do desenho que se quer fazer como um guia. O zimmerit é derretido na superfície do modelo seguindo o guia previamente desenhado. Os resultados não são muito convincentes, mas pode ser usado para aplicar o padrão sobre partes plástica finas como schurzen as quais a massa plástica entorta. Prós: Grátis (assumindo que você possua as ferramentas.); Contras: O padrão parece falso. Apenas uma chance para se conseguir um bom padrão. Fácil de se destruir um modelo. Dificuldade em se fazer um zimmerit danificado.

Chapas de Plástico Estireno Moldadas
A Italeri lançou esta moda com o seu modelo do Panther Ausf. A, que inclui um set completo de chapas de zimmerit de plástico injetado e quando necessário, partes sobressalentes. A Italeri agora inclui estas partes como um kit de acessórios. Neste ponto eu acredito que a Academy incluiu um set de zimmerit semelhante em seu novo kit do Tiger I (entretando isto não foi comprovado.) As partes da Italeri são ótimas para uma primeira tentativa, são bastante aceitáveis, entretanto devem ser afinadas através de lixamento da parte posterior (mais ou menos como um kit vacuform de avião.) Também o padrão é meio suspeito - faltando o padrão secundário das linhas; os quais poderão ser adicionados através da sua inscrição antes de afinarmos a chapa. Prós: Fácil de usar. Prontamente disponível. Contras: Caro. Necessita de afinarmos (pelo menos as partes da Italeri necessitam.) Necessita modificações para veículos diferentes.

Texturização com Massa Putty
De longe o melhor método, e o que eu uso sempre, é massa plástica para modelos, texturizada. Este método parece o melhor porque é exatamente do mesmo modo que os alemães aplicavam o zimmerit aos seus carros de combate blindados (logicamente na escala.) Não consigo entender porque os modelistas têm medo deste método, não é difícil, apenas parece difícil. Logo mais nesse artigo eu estarei descrevendo detalhadamente os procedimentos. Prós: O método mais realista de se representar o zimmerit. Grátis!; Contras: A primeira vista intimidativo. Demorado.

"O Método Tamiya"
Este método é similar ao anterior exceto que ao invés de estampar o padrão com uma ferramenta, ele é feito arrastando uma ferramenta serrilhada pela superfície. A Tamiya produz um set destas ferramentas (número no catálogo 35187) especificamente feita para essa função - daí o nome "O Método Tamiya". Mas qualquer ferramenta pode ser usada incluindo serrinhas, metal corrugado, etc. O padrão produzido parece bom mas pessoalmente eu não acho que capture o verdadeiro padrão impresso, entretanto para aqueles veículos que receberam camadas de zimmerit, como as vistas no casco dos Tiger I, este é o método perfeito. Um grande número de materiais além das massas plásticas e epóxi podem ser usadas com este método incluindo "Spackle", que é um composto caseiro semelhante ao gesso. Se misturado à tinta Latéx este material se torna mais plástico e fácil de usar. A maior vantagem de se usar este material é que como ele é à base de água ele pode ser lavado. Prós: O mais fácil e mais à prova de erros dos métodos. Grátis! Contras: Apenas acurado para padrões "ancinho", como os do casco dos Tiger I.

Substituição por Partes de Resina
Mais notadamente, Kirin e Accurate Armour tem kits de zimmerit para vários dos kits mais populares (como os Panthers e King Tigers da Tamiya.) Uma vez que os padrões de zimmerit são bons, frequentemente requerem mais tempo para consertar, remover pedaços de moldes, tampar os buracos de bolhas, e por aí vai, do que usando qualquer outro método. No caso do kit da kirin para o King Tiger, a porta do motor foi simplificada, assim é necessário um tempo extra para reabrir as entradas de ar - muito divertido. Prós: Representação perfeita do zimmerit (assumindo que o cara que fez o molde é bom!); Contras: Muito caro. Específico para cada veículo. Dificuldade de se modificar. Partes sobressalentes do kit geralmente simplificadas.

R&J Products Zimm-it-rite
Este material está disponível através da R&J Products e é muito parecido com uma massa epóxi, mas é muito mais macio e muito mais fácil de se trabalhar. É usado exatamente do mesmo modo da massa plástica no Método da Massa Texturizada. Eu obtive recentemente algum Zimm-it-rite e o tenho testado. Estou impressionado, é atualmente o melhor método para simular Zimmerit. Prós: Excelente material para ser usado com o Método da Massa Texturizada, porque tem um período de trabalho maior e não afeta ao plástico; Contras: Nenhum.

Guardanapos de Papel Texturizados
Este estranho método foi descrito em uma edição antiga da revista FineScale Modeler e emprega guardanapos de papel marcados com o padrão apropriado. Quando achar um bom padrão, corte o guardanapo mais ou menos no formato desejado e cubra-o com algo para enrijecer; Eu tentei plástico derretido (sprue dissolvido com cola líquida) e Cola branca, assim como o plástico derretido demora uma vida para secar, eu recomendo a última. Agora corte o excesso para o tamanho exato e cole no modelo. Muito simples. Este é o melhor método para escalas pequenas, 1/48, 1/72 e 1/76, é fino o suficiente e os padrões são bons para estas escalas. Prós: Quase de graça. Fácil. Divertido (Eu tentei e consegui!); Contras: Padrões talvez pareçam falsos. Restrito a um único padrão.

Folhas de Papel Marcado da Show Modelling
Foram mais populares do que mereciam, ilustram apenas o quão medrosos são os modelistas médios a respeito de se fazer zimmerit, estas folhas de zimmerit "remendo rápido" mostram apenas quanto as pessoas estão dispostas a gastar para obter facilmente um zimmerit passável. Enquanto The Show Modelling deveria ser agraciado por tal conceito inovativo, sua execução deixa a desejar. Estas folhas de papel marcadas não parecem convincentes, o padrão é muito indistinto. Adicionalmente é quase impossível fazer as folhas, que não esticam, cobrir uma área de curvas compostas (uma superfície que contenha curvas em mais de um eixo.) Prós: Fácil. Foi o melhor dos métodos tipo "remendo rápido" até que aparecesse o Zimmerit da Cavalier; Contras: Caro. Difícil de encaixar em curvas compostas. Parece falso - muito liso.

Zimmer-it Ferramentas Marcadoras
Agora disponível para uso com massa plástica ou epóxi é um set de carimbos de padrões, de uma companhia chamada Zimmer-it. Eles podem ser usados tanto como "combs" ou "carimbos" para texturizar a massa. Eu treinei com eles por algum tempo mas não o suficiente para dominá-los completamente. Eu recomendaria que vocês comprassem para avaliá-los pessoalmente.

Um caso Especial - Padrão Jagdpanther inicial
Devido a simplicidade deste padrão, (veja a fotografia à direita), é muito simples duplicarmos usando chapas de estireno inscritas. Eu usei placas de 0.015 cortadas do mesmo tamanho do painel do casco que eu estava fazendo e inscrivi o padrão usando as costas de uma lâmina X-Acto e uma régua metálica. Para o acabamento eu passei uma lixa grossa e re-alisei com esponja de aço. Ficou muito bom e muito mais fácil do que tentar obter uma camada de massa lisa, e uniformemente espessa.



Foto de Jasper Oorthuis

About the Author

About Paul A. Owen (Paul_Owen)
FROM: BRITISH COLUMBIA, CANADA