135
Zimmerit

Há uma tradução Holandesa deste artigo em: TWENOT

Traduzido por: Paulo R Castro



Não acho que haja outra palavra no mundo do modelismo que cause tanto medo quanto "Zimmerit" para todos os modelistas de militaria Alemã da Segunda Guerra Mundial. Vamos encarar os fatos, não importa o método que se use, parece dificílimo realizar um ótimo trabalho de Zimmerit. Nos últimos anos, novos e inovadores produtos foram introduzidos para tornar este trabalho o menos complicado possível. Mas primeiro uma pequena história para poder aliviar um pouco todo esse medo.

A história do Zimmerit

O Zimmerit apareceu durante o verão de 1943 como uma forma de se prevenir contra as minas anti-tanques magnéticas e adesivas. Os Britânicos tinham uma "Bomba-Agarrada" que era adesiva, para esse objetivo, e os Alemães haviam perdido vários panzers com essas bombas durantes os ataques na França, Países Baixos, Grécia e Norte da África. Os Soviéticos talvez tenham recebido destas bombas dos Britânicos como parte do contrato de Empréstimo-Arrendamento. Adicionalmente, os próprios alemães tinham uma mina AT de carga formada magnética e era comum entre os alemães eles desenvolverem uma contra medida para os armamentos que eles possuíam.

A maioria das literatuars populares sobre modelismo estabeleceram que o zimmerit era uma massa ou concreto, entretanto isto não está correto, de acordo com um relatório britânico da época da guerra, "'Zimmerit', Massa Anti-Magnetica para Veículos de Combate Blindados", (relatado pelos Major J.W. Thompson e Mr. C.E. Hollis, Julho de 1945). De fato, zimmerit era uma misturaa de acetato polivinílico, 25%, que formava a matriz, 10% de serragem de madeira usada como enchimento. Adicionalmente o Zimmerit incluía 40% de sulfato de bárium e 10% de sulfito de zinco na mistura, mas o relatório não estabelecia porque. Sua cor "dark yellow" era graças a adiçaõ de 15% de pigmento ocre. Zimmerit foi desenvolvido em Berlim pela C.W. Zimmer Company, (daí a origem do nome Zimmerit), já estava pronto para uso no verão de 1943.

Desenho Enrugado em um Jagdtiger
Foto de Jasper Oorthuis
O Zimmerit era aplicado em todos os tanques e canhões auto-propulsados de teto fechado mas raramente em qualquer outro veículo, entretanto, há fotografias de um Marder III Ausf. M e um Sd. Kfz. 251 Ausf. D com Zimmerit. A aplicação era feita na fábrica, mas aparentemente muitos veículos receberam a aplicação em campo antes do zimmerit se tornar disponível. Há ordens do final de 1942 que delineam várias medidas temporárias para uso antes da produção de Zimmerit se tornar disponível. Incluindo a aplicação em campo de materiais prontamente disponíveis tais como concreto, grossas camadas de lama, e nas condições de inverno, grossos acúmulos de gelo, (os quais sem dúvida dariam um modelo bastante interessante). Isto explica a variedade de Zimmerit e aplicações em estranhos veículos durante a primeira metade de 1943.

O Zimmerit de produção era aplicado apenas nas superfícies verticais dos Veículos de Combate Blindados, a proteção obtida era de duas maneiras: primeiro, criava uma superfície enrugada e consequentemente reduzia a área de contato - com isto defendia-se das "bombas-agarradas"; segundo, colocava uma distância entre o casco e a mina - com isso defendia-se das minas magneticas. É importante frizar que o Zimmerit não possuía nenhuma propriedade "anti-magnetica" intrínseca, pelo contrário defendia-se das minas das maneiras citadas anteriormente. Em meados de 1944, entretanto, a aplicação do Zimmerit foi cancelada por ser considerado obsoleto devido aos muitos avanços nos armamentos Anti-Tanques. É interessante e digno de nota, que os Britânicos cogitaram usar estoques capturados de Zimmerit para serem aplicados em seus Veículos de Combate Blindados no Pacífico, entretanto a guerra contra o Japão terminou antes que esses planos pudessem ser implementados.



©2002 Paul A. Owen and Track Link - Todos os direitos reservados. Reproduzido com permissão.

About the Author

About Paul A. Owen (Paul_Owen)
FROM: BRITISH COLUMBIA, CANADA